Consultoria para Aproveitamento de

Benefícios Fiscais

icon_beneficios_fiscais

Benefícios fiscais são incentivos oferecidos pelo Governo aos contribuintes, para estimular uma ação positiva para a economia do país. Em geral, trata-se de uma redução de tributos, na forma de descontos para quitar dívidas, de concessões de créditos presumidos, de reduções de alíquotas ou de métodos diferenciados de apuração de tributos para determinados setores da economia.

De acordo com a especificidade de cada caso, pode-se usufruir desses benefícios para regularizar dívidas com o fisco, aumentar exportações, desenvolver tecnologia, entre outros. São vantagens que estão à disposição de muitas empresas. Contudo, por desconhecimento ou por carecerem de orientação, algumas deixam de aproveitar este valioso instrumento de economia tributária.

Para fazer uso desses favores legais, primeiramente é necessário avaliar se de fato a empresa tem esse direito e quais serão os reflexos da sua utilização. Depois, deve-se averiguar minuciosamente os procedimentos exigidos caso a caso. Esta análise costuma ser bastante técnica e burocrática. Por essa razão, é importante contar com apoio especializado.

O Grupo SMBC já economizou mais de 150 milhões de reais para seus clientes, por meio da utilização de benefícios fiscais.

Dúvidas comuns

Alguns benefícios são amplamente divulgados pela mídia, como por exemplo, quando há redução de alíquotas para determinados produtos. Contudo, existem outros que favorecem setores específicos da economia e que somente são conhecidos por meio de pesquisa minuciosa na legislação vigente e pelo confronto do texto da norma com a realidade fiscal/contábil/financeira e operacional da empresa.

É preciso analisar muito bem as condições impostas para se valer do benefício. Em algumas situações, estas são mais onerosas do que a vantagem financeira oferecida.

O Grupo SMBC presta toda assessoria para implementação dos benefícios fiscais e, muitas vezes, adota as providencias necessárias para que a empresa possa usufruir destes.

Inicialmente, é preciso conhecer a as peculiaridades das operações da empresa e quais são os desconfortos na situação fiscal atual. Depois disso, verifica-se na legislação como estes ônus podem ser minimizados. Também é muito importante avaliar os eventuais pontos frágeis da empresa que podem ser afetados a partir da implementação do benéfico apontado.

Muitas empresas estão reduzindo sua carga tributária e tornando-se mais competitivas. Consulte-nos e verifique se sua empresa tem direito à benefícios fiscais.